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Zero Hora- Segunda-feira, 14 de setembro de 2009
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Aprendizagem de outro idioma
A neuropsicóloga Mirna Wetteres um pouco mais sobre a plasticidade cerebral e a capacidade das crianças de aprender uma língua estrangeira. Confiram!Portuguez, responsável pela Unidade de Neuropsicologia do Hospital São Lucas, nos escreveu um texto explicando.
A plasticidade modificar em parte sua estrutura e as conexões entre neurônios é muito maior em crianças do que em adultos, por isso é mais
" A plasticidade cerebral pode ser aproveitada para o aprendizado de idiomas em idades mais precoces. Essa capacidade do cérebro de fácil aprendermos um idioma durante a infância.
As sinapses cerebrais que ocorrem à partir de estímulos externos costumam formar ´rotas´, vias no cérebro que podem ser acessadas com maior rapidez. Essas rotas servem como facilitadoras para a aquisição de um outro idioma. Estudos demonstram que o domínio de um segundo idioma desenvolve e potencializa essas vias no cérebro.
Idade ideal
"Sabe-se que quanto mais cedo e com maior freqüência o estímulo para idiomas ocorrer, mais rotas se formarão. O aumento dessas rotas amplia também a competência para o aprendizado de um idioma.
O bilinguismo na criança ocorre, quando a aquisição é simultânea de duas linguas ou quando a segunda língua é introduzida muito precocemente na vida da criança, quando está surgindo a habilidade para falar. A aquisição de uma lingua ou de duas mostra um processo similar, e a criança tem uma tarefa a mais que é distinguir entre as duas línguas. Entretanto, não existe evidências que sugiram a necessidade de uma capacidade adicional ou especial para o processo de aquisição de um segundo idioma ou que possa afetar o desenvolvimento da linguagem de uma forma negativa.
As primeiras palavras, tanto para a criança que fala uma ou duas línguas, surgem em torno de 8 a 15 meses, o tempo para essa aparição não é diferente.
Quando se pergunta qual a melhor idade para o aprendizado de uma segunda língua, sugere-se, após a primeira língua estar estabelecida, o que pode ser mais ou menos aos três anos, quando a competência para comunicação básica está desenvolvida.
Isso porque, no estágio inicial da segunda língua, a criança se utiliza da primeira língua para ajudá-la na aquisição do novo idioma. No entanto, isso pode resultar em um tipo de "interferência", levar a produção de erros, os quais são normais, quando regras de uma língua são utilizadas na outra.
Pode também ocorrer um período de silêncio. Algumas crianças diminuem sua expressão verbal ao iniciar o aprendizado simultâneo de outra língua, o que pode durar pouco tempo, enquanto ela está processando o novo aprendizado. Isso depende muito de como a criança é, as mais extrovertidas, resolvem mais depressa que as tímidas.
Bilingüismo
"Precisamos levar em consideração, se a criança já apresenta alguma dificuldade cognitiva que possa prejudicar seu aprendizado e isso acontecerá independentemente da aquisição de uma segunda língua. Mas, estudos sugerem que o aprendizado de uma segunda língua servirá como estímulo para melhorar o desenvolvimento cognitivo. As crianças com atraso na linguagem, podem perfeitamente aprender um segundo idioma."
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